quinta-feira, 16 de agosto de 2012

8 maneiras saudáveis de começar o dia


A importância dessa refeição é mais que sabida, porém mesmo assim, muitas pessoas continuam sem tomar o café da manhã, às vezes por falta de tempo; outras por não entenderem realmente por que comer ao acordar pode fazer tanta diferença, e até por não sentirem fome. Entretanto, razões para tomar o café da manhã não faltam.
Durante a noite de sono passamos por um longo período de jejum, portanto é necessário repor as energias ao acordar. A glicose, que é formada a partir da digestão dos carboidratos, é utilizada como "alimento" para o cérebro. Quando permanecemos várias horas sem comer ocorre uma redução da taxa de glicose sanguínea hipoglicemia, o que pode causar perda ou diminuição da concentração e da atenção, irritabilidade e sonolência, além de sensação de fraqueza e tonturas.
Muitas pessoas acham que o café da manhã é um grande vilão para perda de peso. Acreditam que excluindo essa refeição estarão reduzindo as calorias da dieta e favorecendo a perda de peso. Pensar assim é um engano, estudos demonstram que o consumo diário de café da manhã está associado ao menor risco de sobrepeso e obesidade, pois, além de acelerar o metabolismo, induz à escolha de alimentos mais saudáveis durante o dia, já que reduz a compulsão por alimentos doces e gordurosos.
O café da manhã, normalmente, é a refeição que realizamos em casa, por isso é uma boa oportunidade de consumir alimentos integrais e frutas já que, em muitos casos, não estão disponíveis nas outras refeições, feitas geralmente fora de casa. As fibras presentes nesses alimentos aumentam a sensação de saciedade e agem diretamente no controle do colesterol e da glicemia.
O ideal é realizar um café da manhã com variedade de alimentos para fornecer energia, vitaminas e minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Vamos conhecer algumas sugestões e suas propriedades:
- Suco verde – um dos sintomas que de que organismo precisa de uma desintoxicação é a falta de apetite pela manhã. O consumo do suco verde pela manhã em jejum é uma excelente forma de auxiliar na eliminação de toxinas e fornecer antioxidantes ao organismo. Para prepará-lo utilize polpa de clorofila ou folha de couve, uma fruta, água de coco e gengibre.
- Salada de frutas com aveia em flocos – as frutas são excelentes fontes de carboidratos simples frutose que são responsáveis por fornecer energia ao nosso organismo. A aveia é um cereal integral energético e rico em fibras. Neste alimento encontramos a 946; glucana, fibra que auxilia na melhora do funcionamento intestinal, auxilia no controle das taxas de colesterol e glicose, além de promover saciedade reduzindo o apetite.
- Sucos de frutas naturais adoçados com agave – o suco de fruta é uma forma prática e saudável de incluir esse alimento em nosso cardápio. As frutas são ricas em vitaminas e minerais antioxidantes, que combatem os radicais livres retardando o envelhecimento precoce e prevenindo o aparecimento de doenças como as cardiovasculares e cânceres. O agave é uma alternativa saudável ao açúcar branco, é menos calórico e possui minerais importantes em sua composição, como o ferro, cálcio, potássio e magnésio.
- Torradas integrais com azeite de oliva extravirgem – as torradas integrais são elaboradas com farinha de trigo integral, rica em fibras, vitaminas e minerais. Fornece energia para a realização das atividades do dia dia. O azeite é fonte de ácido oléico, ácido graxo insaturado relacionado à prevenção de doenças cardiovasculares.
- Pão integral com tahine – O pão integral também é fonte de fibras, vitaminas e minerais. O tahine é um creme obtido da semente de gergelim tostada e moída. Fonte de gorduras insaturadas que auxiliam no controle das taxas de colesterol e, consequentemente, na prevenção de doenças cardiovasculares.
- Iogurte com granola e mel – o iogurte é fonte de probióticos, bactérias benéficas que colonizam o intestino melhorando o funcionamento intestinal. A granola é uma mistura de cereais integrais, é um alimento energético e rico em fibras e antioxidantes. O mel possui grande valor energético é rico em vitaminas e sais minerais.
- Mingau de quinua com nozes e canela – a quinua é um alimento de excelente valor nutricional, fonte de proteínas, fibras, vitaminas e minerais. As nozes são oleaginosas ricas em gorduras insaturadas, que auxiliam na regularização dos níveis de colesterol. A canela apresenta ação antioxidante e antiinflamatória, é utilizada como coadjuvante no emagrecimento.
- Bebida vegetal de arroz com flocos de milho e frutas secas – a bebida de arroz é isenta de lactose e possui fácil digestão. Os flocos de milho são ricos em fibras que melhoram o trânsito intestinal e auxiliam no controle das taxas de colesterol e glicose. As frutas secas concentram os benefícios das frutas, são fontes de vitaminas, minerais e fornecem energia para o organismo.


Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário