sexta-feira, 18 de maio de 2012

Alimentação saudável é passaporte para a prevenção de muitas doenças

A alimentação saudável deve ser entendida como alimentação equilibrada, passaporte para a manutenção de um corpo sadio, já que é muito importante na prevenção de inúmeras doenças: diabetes, obesidade, hipertensão arterial, osteoporose, dentre outras. Esse tema foi abordado pela nutricionista Lorenna Fracalossi, na palestra que a Coordenação de Recursos Humanos e o Núcleo de Atenção ao Servidor (NAS) do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (CEDEBA), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), promoveu para os servidores dentro da programação do Dia das Mães.
A nutricionista mostrou que alimentação saudável não exige, necessariamente, a aquisição de alimentos caros, destacando que a forma de preparo é fundamental. A utilização de azeite de oliva, por exemplo - classificado como gordura saudável - para fritar alimentos o transforma em gordura saturada que é bastante prejudicial à saúde. As informações teóricas da palestras foram acrescidas de importante atividade prática: a degustação de sanduíches e saladas preparados pela endocrinologista e gastrônoma Odelisa Matos, que abriu o evento, distribuiu cópias das receitas e explicou como prepará-las.

Saladas
Além da contribuição da endocrinologista Odelisa Machado com as saladas (contemporânea e ômega), a nutricionista Lorena Fracalossi, do ambulatório de obesidade do Cedeba, sugeriu algumas combinações para evitar a monotonia das saladas, dando-lhe sabor especial. Isso é muito importante -destacou - para quem não aprecia saladas, como é o caso da maioria das crianças.
A nutricionista sugere: acelga com manga/agrião, alface e tangerina//alface, tomate, queijo branco e passas/cenoura, beterraba e abacate/alface, repolho, manga e abacaxi/alface, agrião,cenoura ralada e granola. Ela passou também uma combinação para salada cozida: batata, vagem, cenoura, chuchu (acrescentar passas). É importante é cozinhar os legumes no vapor porque é mais rápido (economiza gás) e mais saudável.



É fundamental manter o equilíbrio das refeições, tanto nas proporções, como na preparação. Feijão e arroz formam uma combinação perfeita, mas o feijão deve ser preparado com carnes magras, como músculo, por exemplo. As frituras também devem ser evitadas. Cozinhar ou grelhar os alimentos é a forma mais saudável de preparo.

Os participantes da palestra aprenderam que os alimentos integrais são muito importantes por possuírem maior teor de fibras que ajudam na digestão, contribuem para a redução dos níveis de glicose e colesterol e dão mais saciedade. Por isso, são muito importantes para os pacientes com diabetes e obesidade.

O leite e derivados são importante fonte de cálcio. Mas para quem tem dieta com restrição de gorduras, a ricota é mais indicada do que os queijos. Importante fonte de proteína, a ricota não contém gordura, segundo explicou a nutricionista. Para tornar o seu sabor mais agradável, basta temperar com molhos (salsa,berinjela).

Um alimento muito importante para o equilíbrio do corpo, muitas vezes é esquecido: a água. Oito a dez copos por dia são necessários para manter o corpo hidratado. Nenhum creme é garantia de uma pele saudável para quem não bebe bastante água. Mas água ou qualquer outro líquido durante as refeições deve ser evitado.

A nutricionista mostrou que é muito importante que as refeições sejam a cada três horas - jamais pular refeições e nem fazer jejum- e num ambiente tranquilo, distante do televisor. E para começar bem a digestão: mastigar bem os alimentos.

Fonte: http://www.saude.ba.gov.br

"Cantem ao SENHOR uma nova canção! Que Ele seja louvado no mundo inteiro: pelos que navegam nos mares, pelas criaturas que vivem nas águas do mar e pelos povos de todas as nações distantes!" Isaías 42:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário