segunda-feira, 9 de julho de 2012

Benefícios do limão

Oi gente!!! Já tem um tempinho que adicionei o limão no meu cotidiano, e ele tem me feito muito bem, então fui buscar os benefícios pra compartilhar com vocês e achei um artigo muito bom, disponibilizao por uma nutricionista (veja a fonte no final do texto). Achei também um depoimento muito legal, coloquei aqui também. Espero o limão te faça companhia também! Bjs


Benefícios do Limão
“Essa fruta, tão comum no Brasil, não pode faltar no nosso cardápio diário.”
Mariana Ferri d' Ávila
Isso se deve pelo fato de ser um excelente aliado da saúde, ajudando da prevenção e
tratamento de inúmeras doenças e melhorando a qualidade física.
Quais benefícios podem ser associados ao consumo diário do limão?
• Existe um princípio ativo chamado d-limoneno (presente na casca), que ajuda a combater a ansiedade, depressão, excesso de colesterol LDL (ruim), auxilia no controle de ácido úrico e até mesmo previne o câncer.
• A fruta é rica em vitamina C, tiamina, riboflavina, fósforo, silício, cálcio e ferro. Todos esses nutrientes desempenham papéis fundamentais para o organismo se manter saudável.
• Outro benefício da fruta é para o sistema imunológico, que fica mais ativo contra
agentes nocivos. Sendo assim, esse alimento é poderoso para prevenção de gripes e outras doenças virais.
• Para quem teme o ganho de gordura, o limão ajuda no emagrecimento (perda de
gordura) sem estimular o catabolismo (perda de massa muscular).
• Para aqueles praticantes de atividade física e atletas, estudos indicam que 1 copo de
limão com água pela manhã melhora a performance e a qualidade corporal.
• Nutrientes presentes no limão ajudam na prevenção de diabetes e hipertensão arterial, além de melhorar o funcionamento do fígado (órgão essencial para o metabolismo).
• Essa fruta possui flavonóides, que são antioxidantes que previnem a ação maléfica dos radicais livres, evitando assim o envelhecimento precoce.
• Para quem tem azia e gastrite, o limão possui substâncias que facilitam a digestão e
ajudam no controle dessas doenças. Apesar de no estado natural ter como princípio ativo o poderoso ácido cítrico, este, em contato com o meio celular, no interior do nosso organismo, é transformado durante a digestão e comporta-se como um alcalinizante, ou seja, um neutralizante da acidez interna.
• Alguns estudos ainda associam o consumo de limão com redução de dores de cabeça, acne, sinusite e zumbido no ouvido.
• Além desses benefícios, o limão ajuda a conservar alguns alimentos, por exemplo, se
for fazer um suco de maçã, para evitar o escurecimento do mesmo, esprema um pouco dessa fruta e garanta melhor qualidade na conservação do suco.

Quanto consumir de limão para ter esses benefícios?
Tomado diariamente pela manhã, em jejum (10 a 20 minutos antes do café da manhã), descongestiona e desintoxica o organismo, promovendo todos os seus benefícios. Caso a pessoa não consiga fazer dessa forma, poderá usar na salada, como tempero, e ainda em preparações de outras refeições. Mas lembre-se, o ideal é 1 limão por dia.
Qual o melhor tipo de limão?
Você irá encontrar todos os benefícios no limão tahiti, limão-cravo, limão galego ou limão siciliano.
Outras considerações:
• Para que tem hipersensibilidade nos dentes, oriento usar canudo para evitar o contato excessivo do limão com o esmalte.
• O ideal é beber o suco assim que preparado, para garantir seus benefícios por
completo.

Receitas para aproveitar melhor os benefícios do limão:
Suco desintoxicante, contra ansiedade, ativa a memória e melhora o sono:
Bater o suco fresco de 2 limões com 5 folhas de alface (qualquer tipo) e suco de 1 laranja (qualquer uma).
Suco para prevenção do envelhecimento precoce e que favorece o intestino:
Bater o suco fresco de 2 limões com 1 maça fuji inteira e 1 colher de semente de linhaça triturada.

Suco para melhorar a digestão e ajudar a emagrecer:
Bater o suco fresco de 2 limões com 2 fatias grossas de abacaxi e 1 folha de couve crua.
Suco para ativar o sistema imunológico:
Bater o suco fresco de 1 limão c/ casca, 1 colheres de chá de gengibre ralado, 3 acerolas e 1 laranja lima.

Suco para acelerar o metabolismo:
Bater o suco fresco de 1 limão com 1 colher de chá de canela em pó e ½ colher de sopa de mel de abelha.
Fonte: http://www.marianaferridavila.com.br/dicas_pdf/beneficios-do-limao.pdf
___________________________________________
Depoimento:
"Emagreci 52 kg com os benefícios do limão! Cheguei aos 128 kg e quase fiz uma cirurgia. Em oito meses, sequei e salvei o meu casamento!", diz Gabriela Marinho Barreto
Dona da história: Gabriela Marinho Barreto, 26 anos, São Paulo, SP
Conteúdo do site SOU MAIS EU!
"Eu me preparava havia quatro meses para realizar um grande sonho: fazer a gastroplastia, a famosa cirurgia de redução do estômago, em 2009. Já havia realizado uma bateria de exames, estava sob acompanhamento psicológico e tinha emagrecido 10 kg para encarar a operação. Estava na última consulta com a psicóloga quando contei que a minha menstruação estava atrasada. Em duas horas, fiz o teste de gravidez. Resultado: positivo. Meu mundo desabou!

Ser mãe era um sonho, mas ali, naquela situação, foi como sentir uma bomba caindo sobre mim. Primeiro, porque eu provavelmente teria uma gestação de risco, devido ao meu peso. E, segundo, porque eu estava quase na mesa de cirurgia para conquistar o sonho de ser magra. Ganhei 20 kg
Sempre fui gordinha, mas na adolescência travei uma guerra contra o sobrepeso. Fazia todos os tipos de dieta e passava muitas horas sem me alimentar. E, claro, logo desistia dos cardápios radicais e voltava a comer tudo de novo.
Quando me casei, aos 20 anos, comecei a trabalhar fora e minha rotina alimentar ficou péssima. Comia besteiras o dia todo. Passei a sentir fraqueza. Essa vida refletiu no meu peso. Passei dos 85 kg para os 105 kg em dez meses!

Procurei um clínico geral e os exames constataram que eu estava com anemia ferropriva. Para tratá-la, tomei sulfato ferroso por seis meses. Curei a anemia, mas continuei acima do peso. E eu tinha culpa: recheava o prato com três conchas de feijão, bifes, linguiças, batatas ou ovos.
Como me sentia feia e nenhuma roupa me servia, entrei em depressão. Fiquei um ano sem querer sair de casa. Só chorava. E faltava ao trabalho com frequência. Até que fiz um acordo e fui demitida. A vontade de procurar outra ocupação era nula. Eu não me reconhecia no espelho. Não tinha alegria de viver.

Essa falta de ânimo causou uma crise no meu casamento. Ter relações sexuais com meu amor, então, nem pensar!

Em um ano, consegui vencer a depressão com minha própria força de vontade. Mas a obesidade só piorou. Dos meus 21 anos até os 25, ganhei outros 23 kg. Aí, já tinha plena certeza de que morreria gorda. A cirurgia de redução do estômago era a minha luz no fim do túnel. E eu estava disposta a arriscar! Mas não foi bem isso que o acaso reservou para mim.

Tive uma gestação bem difícil. Voltei aos 128 kg, tive pressão alta, inchaço, problemas na coluna e falta de ar. A partir do sétimo mês, já não aguentava o peso do meu corpo. Sentia dores no quadril e nos joelhos. Às vezes eles travavam e eu precisava de ajuda para não cair.

Meu bebê, o Matheus, nasceu em dezembro de 2009. Senti a felicidade infinita de ser mãe! Amamentei meu filho por apenas um mês porque meu leite secou. Aí, decidi cuidar de mim. Ou emagrecia por bem ou retomaria a ideia de me submeter àquela cirurgia.
Eu consegui!
Agendei uma consulta com o endocrinologista em março de 2010. Ele me passou um inibidor de apetite, que tomei por cinco meses, duas horas antes das principais refeições. Mas o segredo foi a reeducação alimentar. Com ela, aprendi que podia comer de tudo, mas na quantidade certa!
Restringi o consumo de frituras e deixei os doces para datas especiais. Também incluí os benefícios do limão nas minhas refeições. Sabia que ele era mais saudável do que outros temperos e fazia um bem danado à saúde. Acertei em cheio! Colocava a fruta na salada e bebia o suco todos os dias.

Em dois meses, eliminei 20 kg! Aí, comprei uma esteira e passei a caminhar 30 minutos por dia. Em oito meses, perdi 52 kg no total!

Quando me vejo magra, percebo que evitar a gastroplastia e todo o pós-operatório foi um presente de Deus. Agora quero fazer cirurgia plástica nas coxas, no abdômen e nas mamas, para tirar a flacidez."

Nenhum comentário:

Postar um comentário